domingo, 16 de maio de 2010

SINTEST/RN constata descaso de governantes em comunidade carente de Felipe Camarão

Você já viu hoje a propaganda da prefeitura do Natal que afirma estar fazendo um trabalho pioneiro de habitação em Natal? Bom, quem compareceu na manhã deste sábado à comunidade que vive nas margens da Av. Capitão Mor Gouveia, próximo ao km 06 em Felipe Camarão, deve estar se perguntando quando será a vez daquele povo! O SINTEST/RN foi lá e viu a realidade!

Em uma iniciativa inovadora, o sindicato começou um trabalho, junto à comunidades desfavorecidas, no sentido de dar apoio mostrando a força que todo cidadão tem em lutar por seus direitos. E aqui estamos falando de direitos básicos, como o de moradia, saúde, enfim, diginidade. Centenas de pessoas, dentre a sua maioria, mulheres e crianças, vivem em condições sub-humanas, em frágeis barracos construídos no meio da lama e do lixo, esperando por dias melhores. Dias em que, finalmente, os governantes façam andar a obra das casas populares próximo à favela que hoje, está parada sem a menor justificativa.

E os problemas não são só esses. A atividade, realizada nesse sábado pelo SINTEST/RN, aconteceu no local onde deveria funcionar uma creche pública. No entanto, o que vimos foi um amontoado de cadeiras empoeiradas, paredes sujas, quadros negros caidos ao chão e salas vazias. As crianças da região devem se deslocar para outros bairros distantes, para ter o direito a colocar os pés num ambiente educacional.

Por causa desses absurdos relatados e muitos outros que sequer pudemos ainda apurar, o sindicato se sente no dever de fazer um trabalho social, fora dos muros da universidade, com o objetivo de compartilhar com outras pessoas, a lição que sabe bem: a de lutar por direitos. O primeiro contato se deu através de uma breve conversa com os moradores da comunidade, onde os diretores presentes se apresentaram, explicaram o trabalho e o papel de um sindicato, bem como a importância da parceria entre a classe trabalhadora. Em seguida, foi oferecido aos presentes um gostoso almoço. Como tudo já vinha sendo planejado, o almoço pode ser organizado na forma de quentinhas.

Pelo que ficou acertado, a comunidade fará uma atividade de pressão política junto às instâncias governamentais com vistas a resolver o problema habitacional. Os líderes farão contato com o sindicato e claro, o SINTEST/RN estará presente em mais essa luta da classe trabalhadora.

Estiveram presentes e ajudaram na atividade os dirigentes: Aparecida, Edson, Talvanes, Nilberto e Vânia Machado. O diretor Santos chegou ao local próximo ao fim da atividade, mas marcou presença. A Conlutas se fez presente também através de Nilvan. Destaque especial para os pequenos ajudantes: Tainá, Adriel e Nilbertinho, filhos da diretora aparecida, da jornalista Livia e do diretor NIlberto Galvão, respectivamente.

Veja as fotos na galeria de imagens

Fonte: www.sintestrn.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.